quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ovos de Páscoa!

Não, não vou ficar lembrando que no final de semana vamos nos entupir de ovos de Páscoa e na segunda vamos ficar com um enorme peso na consciência e em outros lugares também.Ops...já fiz!

Para começar, saiba que os ovos mais famosos do mundo nem são ovos de comer: um joalheiro russo, Carl Fabergé, fez seus ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos.
Há também os ovos de verdade, que pintados ficam lindos e você nem tem coragem de quebrar. Este costume, inclusive vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Estes são de madeira, russos, pintados à mão.
Há também os que nem entram na cozinha, como estes pesos de papel em formato de ovo, com renda feita de croché. Coisa de vó, fofos e não engordam.

Nenhum comentário: