segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Design Emocional




Estou lendo este livro do Donald Norman que fala sobre como design dos objetos faz despertar um turbilhão de emoções em todos nós. O texto é todo muito interessante, ele diz que quando olhamos um objeto, sempre sentimos algo: ódio, felicidade, euforia, conforto, etc. Quando ele mostra que todos nós somos naturalmente atraídos por curvas sensuais, superfícies lisas, objetos sólidos e robustos, cores vivas e alimentos doces eu pirei, me senti um robô condicionado e percebi que o mundo é mais maquiavélico que eu imaginava. É tudo pensado! Sabe aquela geladeira anos 50 que eu comprei outro dia quando tive um surto megalomaníaco andando pela Lavradio? Tudo pensado! Os engenheiros lá nos anos 50 já sabiam disso! Fizeram uma geladeira robusta, gordinha e com os cantinhos arredondados. A garrafa de absolut com roupinha de paetê? Judiação comigo...robusta, cores vibrantes e curvas sensuais - tudo junto mais uma vez. Lembra como os carros eram quadrados? Hoje quase todos estão caminhando para ter um formato mais arredondado. Quer ver situação mais preocupante? Estava passeando no shopping outro dia e vi que o new beetle estava em exposição e resolvi entrar. Aí começou a análise: "Ai que carro fofo! Poxa, mas ele é pequeno né? Mas tudo bem, quase nunca ando com gente atrás mesmo, isso não será problema. É um volkswagen, deve ser bom, mas ainda assim é muito caro pra um carro 2 portas. Ai meu Deus, tem new beetle amarelo sunflower, eu quero um! Que idéia genial, nunca me imaginei andando com carro amarelo sunflower por aí, mas esse eu queria. Ele é todo gordinho, parece uma bolinha e tem os olhos parecidos com os da mulher do pato Donald, a Margarida - bem grande com aqueles cílios enormes. Ai, acho que agora vou desmaiar: tem um tubo de ensaio grudado no painel do carro, pronto para receber uma gérbera! Acabou. Tá decidido. Não preciso mais pensar. Eu preciso desse carro!!!"



Conclusão: Nunca foi tão fácil vender um carro. Eu compraria um carro por que ele é amarelo sunflower e vem com um suporte para gérbera colado no painel.

Onde será que esse mundo vai parar...


(Donald Norman é graduado em engenharia elétrica, é professor de ciência da computação, psicologia, e um dos pioneiros no estudo das ciências cognitivas. Foi vice-presidente da Apple e executivo da Hewlett Packard).

Nenhum comentário: